15 de jan. de 2012

Minhas resoluções para 2012

Depois de algumas semanas de recesso do Blog, voltamos a escrever. Até colocamos nas nossas resoluções de final de ano “escrever mais no Blog”.

Aliás, conversando sobre resoluções, um amigo meu me perguntou se era só colocar no papel que as coisas se transformavam em verdade – é só escrever “serei mais organizada”, “aprenderei a cozinhar melhor”, “me alimentarei de forma saudável” que, como em um passe de mágica, tudo se torna realidade em um ano.

Fiquei pensando nisso, e concluí que as resoluções me causam mais ansiedade do que qualquer outra coisa, pois fico pensando nas milhões de coisas que me propus a fazer e parece que o mundo vai acabar (será que não vai mesmo?) se eu não me organizar logo e planejar tudo, já que o ano passa rápido e praticamente estamos no Carnaval (a Rua 25 de Março que o diga).

Mas, felizmente, algo inspirador me aconteceu ontem: liguei a TV na Cultura e estava passando um documentário sobre o Eduardo Galeano. Ele estava falando de utopia e disse que a ele é atribuída uma frase – que na verdade é do Fernando Berri - sobre para que ela serve. Desse ele: "A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".

Pensei que isso servia para as minhas resoluções. São coisas importantes para minha vida toda, mas que são antes de tudo caminhos que quero seguir e não coisas que necessariamente deverão ser atingidas e finalizadas em algum ano específico. Ser saudável, por exemplo, é para a vida, não preciso de uma hora para outra alterar minha alimentação de forma radical e me propor ir à academia todos os dias da semana (mesmo porque isso não daria certo), mas posso me propor comer mais frutas e menos doces e caminhar mais.

Fiz então minha lista de resoluções para a vida e uma de prioridades para 2012 e estou bem feliz. Nas resoluções para a vida incluí “ver mais TV Cultura” e “ser menos exigente comigo”.

FELIZ 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário