O local da festa foi bem adequado considerando a cozinha super equipada da Rô e do Renato. Claro que, como iniciantes no preparativo da ceia, fizemos muito mais comida do que o necessário, mas foi muito bacana e divertido, apesar de trabalhoso.
Cardápio escolhido:
Aperitivos: geléia de pimentão, sardela, berinjela caponatta, pães, damasco com cream cheese e com gorgonzola e frutas secas (destaque para a noz pecã agridoce – que descobri a pouco tempo e acho um espetáculo!).
Entrada: salada de folhas verdes com molho de mel e aceto balsâmico.
Pratos principais: pernil com abacaxi e farofa, peru com molho de ameixa e bacalhau da consoada.
Acompanhamentos: arroz com champanhe e amêndoas e arroz sete grãos.
Sobremesas: cheese cake com calda de frutas vermelhas, mousse de maracujá, pavê de abacaxi com coco, e gelatina bicolor com leite de coco.
Eu fiquei responsável principalmente pelos aperitivos, que teve como destaque a sardela. Segue a receita que, acreditem, foi uma das primeiras coisas que aprendi a fazer, faz um tempão que eu faço e nunca deu errado. Não lembro de onde peguei a receita.
SARDELA
Tempo de Preparo: cerca de 2 horas
Ingredientes:
- 200g de tomates maduros
- 800g de pimentões vermelhos
- 3 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de orégano
- 1 colher de café de pimenta-calabresa
- 1 colher de chá de semente de erva doce
- 40g de anchovas
- ¾ de xícara de azeite de oliva
- Sal a gosto
Preparo:
1. Retire o talo dos tomates, corte-os ao meio e esprema levemente para eliminar as sementes. Corte os pimentões ao meio, elimine o talo e retire as sementes. Coloque os tomates e os pimentões em liquidificador e bata até obter um creme homogêneo.
2. Coloque em uma panela 1/3 de xícara de azeite, leve ao fogo e aqueça bem. Acrescente o alho picado e doure levemente. Adicione metade do orégano, a pimenta-calabresa e as sementes de erva-doce. Misture por 1 minuto e acrescente o purê de tomates e pimentões. Abaixe o fogo e cozinhe com a panela semi-aberta por cerca de 1 hora, mexendo de vez em quando para não queimar. Se necessário acrescente um pouco de água. Deve-se, ao final do cozimento, obter um creme sem água.
3. Amasse as anchovas com um garfo e acrescente um pouco de azeite para formar uma pasta. Coloque a pasta na sardela, misture bem, acrescente restante do orégano e leve ao fogo baixo por mais 5 minutos, mexendo sem parar. Retire do fogo e, aos poucos, vá acrescentando o azeite restante, misturando bem com uma colher de pau. Acerte o ponto de sal. Deixe esfriar e guarde na geladeira.
Podem acreditar: a sardela estava "divina"... gostei tanto que agora quero tentar fazer sozinha. Lu, olhando a receita, fiquei em dúvida se é preciso tirar a pele dos pimentões. Pode me responder?
ResponderExcluirSuper beijo,
Rô
Oi, Rô. Fico feliz que você ainda leia o blog mesmo depois de tanto tempo parado. Hehehhehehe. Respondendo a sua pergunta, não precisa tirar a pele dos pimentões não.
ResponderExcluirBeijocas, Lu