14 de jan. de 2013

Os belgas e as batatas fritas


Eu acho que tenho cara de turista gente boa. Não foram poucas as vezes que alunos de algum país no qual eu estava viajando me pararam para fazer perguntas para trabalho escolar. Já foram vários os questionamentos, em geral relacionados a turismo, mas hoje, em Bruges, queriam saber sobre os meus hábitos alimentares em relação à batata: quantas vezes por semana eu comia, onde eu comprava, quantos tipos de batata eu conhecia, se achava que era saudável comer batatas, etc. Achei engraçado e só reforçou o que dá para perceber sobre os belgas e as batatas, principalmente as fritas. 

Há quem diga que as french fries não são french. Franceses e belgas brigam pela paternidade das batatas fritas até hoje. E vira e mexe esta discussão vem à tona, mas, com certeza, são os belgas que levam mais a sério a cultura do tubérculo frito. 

Elas acompanham muitos pratos tradicionais, como o Moules-Frites do post abaixo, e pela cidade você encontra vários Fritkot (quiosques que vendem principalmente batatas fritas, encontrados em todos os lugares – são mais de 5 mil espalhados pelo país). Este aí abaixo estava na praça central (Markt Square) de Bruges. 


Alías, nesta cidade encontra-se também o único Museu em homenagem a batata frita do mundo: o Frietmuseum – que explica desde a origem da batata até a popularização do prato. Infelizmente, o Museu fica fechado até a terceira semana de janeiro, então, não pude ir conferir. A foto a seguir é do site deles.


Bom, e qual o segredo da melhor batata frita do mundo? 

1. Usar a batata do tipo Bintje (encontrada principalmente na Europa e norte da África); 
2. Descascar manualmente e cortar em palitos (tamanho de um dedo de mulher); 
3. Usar gordura animal (atenção vegetarianos!); 
4. Pré-fritar a 160°C até elas ficarem cozidas, mas ainda pálidas; 
5. Deixá-las secar e esfriar; 
6. Fritar novamente a 175°C até ficarem douradas e crocantes. 

O gosto realmente é diferente e a crocância é incrível! 

Para os vegetarianos, é possível também encontrar lugares que fazem a batata frita usando óleo vegetal, como a Frituur & Veggie Eetboetiek Royal em Bruges.


O bacana é que os belgas curtem tanto este lance da batata frita que você vê desenhos e esculturas relacionado a elas por toda parte. Esta aí, encontrei em um parque em Bruxelas.


Fritemuseum
Vlamingstraat 33 - Bruges - Bélgica

Frituur & Veggie Eetboetiek Royal
Langestraat 181 A - Bruges - Bélgica

Nenhum comentário:

Postar um comentário