Minha mãe sempre foi uma pessoa bem prática. E isso me fez desconfiar da “coincidência” de eu e minha irmã termos nascido no mesmo mês. Temos 19 dias de diferença – o que sempre foi uma grande vantagem na hora de fazer festas de aniversário, pois se economizava com o ganho de escala. Uma mesma festinha para duas era um bom esquema.
Desta forma, 19 dias antes do aniversário da Má, foi o meu. E como agora somos grandinhas e gostamos de ter uma festa para cada uma, não comemoramos as datas em um mesmo evento. Para o meu aniversário, aluguei o Espaço Gourmet do prédio do meu pai e resolvi fazer uma paella.
Na decoração usei taças como vaso, cestinha de pão e guardanapos coloridos lindos.
A Má fez cupcakes e comprou uns docinhos que completaram a decoração.
A receita da paella é do
Restaurante Don Curro que foi publicada no caderno
Paladar do Estadão. Tive alguns problemas com a paellera (nunca tinha usado uma) e com o fogão do Espaço Gourmet que era aqueles elétricos que não têm fogo, mas, no final, com a ajuda de algumas pessoas, deu tudo certo e o almoço ficou muito bom. De entrada fiz bruschettas de queijo brie com redução de aceto balsâmico e mel, e salada. Para beber, sangria.
PAELLA DO DON CURRO
Tempo de preparo: 40 min
Rendimentos: 5 porções
Ingredientes:
· 1 lagosta de 500g dividida ao meio
· 500g de lulas em rodelas
· 2 tentáculos de polvo
· 14 camarões médios com casca
· 14 mexilhões com casca, bem lavados
· 4 coxas de frango em pedaços
· 50 ml de azeite de oliva espanhol
· 5 colh. (sopa) de cebola picada
· 2 colh. (sopa) de alho picado
· 4 colh. (sopa) de cebolinha verde picada
· 10 colh. (sopa) de tomates cortados
· 450g de arroz
· 1 colh. (chá) de açafrão em pó
· 1 colh. (chá) de açafrão em rama
· 2 pimentões vermelhos pré-assados e sem pele, cortados em tiras (para decoração)
· 150g de ervilhas frescas
· Sal
· Caldo de peixe (faça com 1 litro de água, cascas dos frutos do mar, sal, azeite e páprica. Cozinhe por 15 minutos e coe).
Preparo:
1. Aqueça o azeite de oliva numa paellera. Adicione a cebola e espere dourar. Junte o alho, a cebolinha e os tomates e refogue.
2. Coloque o frango, deixe-o cozinhar por alguns minutos sozinho.
3. Adicione as lulas, o arroz, o açafrão em pó e em rama. Siga refogando até obter uma cor uniforme.
4. Ponha um terço do caldo de peixe até encher a paellera e, quando começar a ferver, junte os camarões, a lagosta e os mexilhões com as cascas. Salgue a gosto.
5. Continue o cozimento e vá adicionando o caldo de peixe aos poucos, até o arroz chegar ao ponto desejado (nem muito duro nem muito mole).
6. Decore a paella com as ervilhas e as tiras de pimentão. Cubra com papel-alumínio e deixe descansar por cinco a dez minutos antes de servir.